Pastoral

Tal como uma célula viva, a Província de São Miguel Arcanjo se tornou uma árvore centenária, com troncos e galhos fortes de dimensões impressionantes, de 1911 até os dias de hoje. E assim, dando continuidade diariamente, todas carregam, em sua missão, a responsabilidade de levar adiante o legado da bem-aventurada Irmã Josafata Hordashevska, de servir onde houver maior necessidade.

As Irmãs Servas de Maria Imaculada são missionárias por natureza. Elas oferecem colaboração por todas as paróquias em que passam, seja promovendo encontros com pais, crianças e jovens ou se empenhando no cuidado das igrejas e confecção de paramentos litúrgicos.

A missão das irmãs no Brasil está presente no Paraná, Santa Catarina e São Paulo. É nestes estados que as religiosas residem e atuam em escolas, centros de formação cristã e orientação vocacional, hospitais, abrigos para menores, casa de repouso, departamentos administrativos, grupos de apostolado da oração, jovens, Movimento Eucarístico Jovem (MEJ) e catequese. No mês de maio celebram as novenas a Nossa Senhora junto ao povo e, em outubro, também rezam a oração do terço junto às famílias.

Desde a chegada ao Brasil, elas estão onde há maior concentração da população ucraniana. O objetivo é cumprir o ideal proposto pela fundadora da Congregação: “ser luz viva para o povo e servir onde houver maior necessidade”. Além disso, as Servas de Maria Imaculada se mantêm próximas do povo ucraniano, com o qual já passaram por inúmeras dificuldades.

O tempo passou e pode-se dizer, com gratidão a Deus, que a história construída pelas Servas de Maria Imaculada não deixa dúvidas sobre sua autenticidade. Diversos protagonistas da trajetória das irmãs ucranianas podem atestar a experiência que viveram.

Ainda que muitas religiosas tenham partido, as marcas de sua gratuidade ficaram na Congregação e, hoje, são transferidas para suas sucessoras. Estas herdaram o dever de construir, participar e dar continuidade ao projeto divino lançado na Europa, em 1892. As sementes germinadas naquela época cresceram, floresceram, deram frutos e seguem com vigor, persistência e oração.

© Irmãs Servas de Maria Imaculada . 2020
Desenvolvido com pela Navegah