Dotadas de sabedoria pelo Espírito Santo, Servas de Maria Imaculada buscam representar Cristo na sua maneira única e pessoal.

A Igreja é enriquecida continuamente com a sabedoria e energia do Espírito Santo. Pode-se dizer que todos os carismas que caracterizam as várias congregações consagradas a Deus são dons do Espírito Santo. Sua origem está justamente no espírito de Jesus Cristo. Assim, denominam-se carismas porque não estão sujeitos a nenhuma lei, mas representam a liberdade do Espírito Santo, que age onde e quando quiser. A razão principal dos diferentes carismas é a Igreja, iluminada pelo Espírito Santo.

A bem-aventurada Irmã Josafata Hordashevska foi dotada pelo Espírito Santo com o carisma das Irmãs Servas de Maria Imaculada. Refletindo sobre o que Deus queria dela, Josafata soube compreender que tinha uma importante missão: ajudar seu povo pobre e oprimido.

Foi como primeira Irmã Serva que Josafata pôde prever que os membros da congregação que nascia eram chamados a soerguer o povo da indigência encontrada. Naquele momento, era preciso ajudar sua gente a tomar consciência de sua dignidade como filhos de Deus. No entanto, a fraternidade e os relacionamentos sadios dentro da comunidade deviam ser os primeiros testemunhos do apostolado das irmãs. Esses seriam o resultado do cultivo de uma espiritualidade robusta e sólida vida de oração.

Assim, chegando ao Brasil, as sete Servas de Maria Imaculada se empenharam em realizar seu carisma na concretude do dia-a-dia, junto às comunidades dos imigrantes ucranianos e seus descendentes, abrangendo também outras comunidades. Acolhidas pelo povo como “nossas Irmãs”, durante mais de cem anos foram abençoadas copiosamente. Ano a ano, suas fileiras também foram multiplicadas com vigorosas vocações.

As Irmãs Servas foram incumbidas da árdua e bela missão de “educar o coração do povo” e evangelizar “onde houvesse maior necessidade”. E mais: ir ao encontro do povo, viver no meio do povo, servir-lhe em suas necessidades, e, sobretudo, ser “a luz viva para os filhos de Russ (Ucrânia) que viviam nas trevas”.

De acordo com a Constituição das Irmãs Servas de Maria Imaculada, nenhum serviço na igreja é proibido para as religiosas. No entanto, todas as ocupações devem fluir de uma vida de autêntica consagração a Deus. As irmãs devem representar o Cristo na sua maneira única e pessoal. Dessa forma, elas vivenciam o seu carisma na educação, no cuidado com os enfermos, no amparo aos idosos e órfãos, no zelo com a casa do Senhor, na catequese e nas pastorais. Reconhecendo os sinais dos tempos à luz do Evangelho e atentas às necessidades de inovação nas missões, difundem o Reino de Deus entre o seu povo e outras nações, tendo como lema que norteia a ação da congregação o tríplice ideal de “Glória a Deus, Louvor a Maria e a nós – Paz”.

© Irmãs Servas de Maria Imaculada . 2020
Desenvolvido com pela Navegah