Casas Pioneiras

Iracema – Itaiópolis-SC

Iracema – Itaiópolis-SC

Foi em 17 de abril de 1911 que os habitantes ucranianos da pequena comunidade de Iracema, em Santa Catarina, receberam as tão aguardadas Irmãs Servas de Maria Imaculada. Irmã Olga Lukatch, Irmã Helena Kutcher e Irmã Salomia Kovalyshyn chegaram para conviver e trabalhar junto ao povo.

As religiosas tiveram a oportunidade de se assemelhar a Jesus pobre, nascido na manjedoura e que começou Sua missão redentora numa pobre estrebaria. As três Irmãs, igualmente, adentraram uma humilde casinha para dar início à tarefa que lhes fora confiada por Deus. Dessa forma, escolheram a Sagrada Família como padroeira e protetora da casa.

Já nos primeiros dias em Iracema, prestaram serviço e ajuda aos doentes. Também foi rápida a forma com que conquistaram a simpatia de crianças e pais. No dia 1º de maio, abriram os trabalhos na escola, com cerca de 140 alunos matriculados.

Em 1959, uma nova escola foi construída pelas mãos dos generosos paroquianos. O novo prédio contava com amplas salas de aula, sala dos professores e refeitório. Os prefeitos da época contribuíram para a conclusão da edificação e o projeto. Pode-se dizer que foi um sonho do padre Pedro Baltzar, OSBM. Padre Nicolau Ivaniv, OSBM, também contribuiu muito financeiramente.

A história da casa de Iracema pode ser comparada a um lindo bordado ucraniano, no qual as cores escuras realçam a beleza da obra. Isso porque a escola passou por dificuldades de 1914 a 1915. Houve saques e roubos na comunidade. Na mesma época, os gafanhotos acabaram com a agricultura dos paroquianos. As plantações das Irmãs, no entanto, foram desviadas dessa praga e é neste ponto que se percebe o quanto Deus cuidava das suas filhas.

Prudentópolis-PR

Prudentópolis-PR

A primeira Irmã a ocupar o cargo de Superiora em Prudentópolis foi a Irmã Volodemera Pinhonzhek, auxiliada pelas irmãs Anatólia Bodnar, Eumélia Klapoushchak e Sofia Ramatch. Corajosas e dedicadas, essas mulheres começaram sua missão trabalhando na escola, na pastoral, assistência aos doentes e no cuidado com o templo de Deus.

Em 1916, mudaram para uma nova residência em virtude da troca de casas entre os padres basilianos e as Irmãs. Com o passar dos anos, adquiriram seu próprio terreno e construíram uma modesta escola e internato. O número crescente de internos também fez com que a Irmã Volodemera providenciasse a construção de um prédio adequado, cuja obra, em alvenaria, foi concluída com sacrifícios em 1931.

Ao ser eleita Superiora Provincial, Irmã Anatólia Bodnar percebeu a necessidade de formação acadêmica das irmãs e as enviou para estudar. Já na década de 40, Irmã Teofânia Borchtch assumiu o cargo de Superiora Provincial e também se dedicou à luta para conseguir a abertura do Ginásio, na época de 5ª à 8ª série, e do curso Normal Regional.

Quando a Irmã Bartolomeia Feduch passou a ocupar o cargo de Provincial houve o início da construção da nova residência para o Noviciado, que junto com o Conselho Provincial passou a ocupar as novas dependências.

© Irmãs Servas de Maria Imaculada . 2020
Desenvolvido com pela Navegah